quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Vídeo: chuva de granizo quebra carro

Na segunda-feira teve uma chuva de granizo sinistro em Belo Horizonte, que diga-se de passagem é um dos lugares que mais tem mulher bonita por m². Mas, como eu ia dizendo, a chuva de granizo - é, granizo, não é granito! - quase destruiu a capital mineira. Então, achei esse vídeo - clique aqui - no Brainblog e achei pertinente postá-lo por aqui. Mostra bem o estrago que uma chuva de granizo pode causar. Eu não faria isso com meu carro...

Como acontece?

O granizo (ou saraiva) é uma forma de precipitação, composta por pedras de gelo que podem medir 5mm ou ser do tamanho de uma laranja. Em muitas partes do mundo, é comum a tempestade com pedras de gelo do tamanho de uma bola de ténis.

O granizo forma-se quando pequenas partículas de gelo caem dentro das nuvens, recolhendo assim a humidade. Essa humidade se congela e as partículas são levadas para cima novamente pelas correntes de ar, aumentando de tamanho. Isso acontece várias vezes, até que a partícula se transforma em granizo, que tem o peso suficiente para cair em direcção à terra.

Os granizos grandes podem estragar as plantações, furar tetos, amassar carros e quebrar pára-brisas. O recorde das maiores pedras de granizo foi alcançado em Bangladesh, durante uma tempestade que matou 792 pessoas. As pedras de gelo pesavam quase 5kg e caiam com velocidades próximas de 150 metros por segundo. Ninguém soube explicar tal evento, que ainda hoje causa muita discussão entre os especialistas.

Por: Wikipedia

Nenhum comentário: