terça-feira, 24 de junho de 2008
Televisão: Seriados japoneses
Este post é um apanhado de algumas das melhores séries “tokusatsu” que já foram veiculadas na Tv brasileira. Antes de tudo, é bom salientar o que vem a ser a palavra “tokusatsu”, que é a abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei", algo próximo de "filme de efeitos especiais". Quando falamos de séries japonesas da década de 80 e também atuais, como por exemplo: a série de filmes do Godzilla, e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Black Kamen Rider, Cybercops, Winspector entre muitos outros. Até que poderia citar Power Rangers, mas acredito que só o primeiro ano valeu à pena.
As técnicas efeitos especiais mais comuns nestas produções são a pirotecnia, computação gráfica e modelismo. Abaixo, segue a lista de alguns tokusatsu bacanas e que botaram pra ferver na época deles:
Kamen Rider Black
Kamen Rider Black (erroneamente batizado no Brasil de Black Kamen Rider ou Blackman foi exibido pela extinta Rede Manchete a partir de 1991. A série culminou na morte de Shadow Moon e a destruição da base dos Gorgom.
Lion Man
Fuun Raionmaru, ou Poderoso Lion Man foi exibido pela TV Manchete em 1990 nas manhãs. Passa-se na época do Japão feudal, onde para qualquer guerreiro, mais importante que a própria vida era manter sua honra. Ele conta a história de Dan Shimaru, um samurai de 21 anos, que após ter o irmão Dan Cage Noshin, morto por Nezuma, um monstro humano aliado da inescrupulosa família Mantor do Diabo, parte para a batalha movido por um desejo misto de vingança e justiça. Esta série conta com 25 episódios.
Cybercops
Cybercops, os Policiais do Futuro (Dennou Keisatsu Saibacoppu) é uma série de TV exibida pela extinta Rede Manchete a partir de 1990. Foi posteriormente reprisada pela CNT. Em 1999, o esquadrão especial da polícia de Tóquio conhecido como ZAC (Zero Section Armed Constable ou Policiais Armados da Sessão Zero) cria o Cybercop, um grupo de policiais de elite com armaduras tecnológicas. Os Cybercops passam a combater a organização criminosa Destrap (Death Trap no original) liderada pelo computador Fuhrer, uma criação de Barão Kageyama, o verdadeiro líder do grupo.
Tokkei Winspector foi exibido no Brasil pela Rede Manchete em meados da década de 90. A série da franquia dos Metal Heroes foi a primeira da trilogia dos Rescue Heroes.
Flashman
Choushinsei Furasshuman (Choushinsei Flashman ou Comando Estelar Flashman no original, traduzido Super Nova Flashman) é um seriado que foi exibido no Brasil a partir de 1989 na Rede Manchete. Têm ao todo 50 episódios e mais 2 filmes. Quem não se lembra da célebre frase: “A partir da Terra, cinco crianças foram levadas ao interior do Universo. Então, 20 anos depois...”
Jiraya
Não galera, não. Não é Naruto. Sekai Ninja Sen Jiraiya (Jiraiya O Incrível Ninja) tinha 50 capítulos e veio ao Brasil em 1989 trazido pela extinta Top Tape e exibido pela também Rede Manchete, sendo exibido até novembro de 1999 pela RedeTV!.
Jaspion
Kyojuu Tokusou Jaspion (Megabeast Special Investigator Juspion, O Fantástico Jaspion em japonês) é uma série de TV do gênero Metal Heroes. Foi estrelada por Hikaru Kurosaki no papel-título. No Brasil, foi televisada a pela Rede Manchete a partir de 1988. Jaspion, junto com Changeman, abriu as portas do mercado brasileiro para diversos seriados do mesmo estilo continuando o impacto iniciado com National Kid nos anos 60 e Ultraman e Ultraseven nos anos 70 e 80.
Ultraseven
Ultraseven (Urutorasebun), com um total de 49 episódios (O episódio 12 foi banido do Japão por conter cenas onde relógios sugavam sangue das pessoas e, depois, cresciam e viravam monstros bomba que comiam tudo que viam pela frente. Mas o real motivo foi o planeta dos aliens Spell ser destruído após uma guerra nuclear - (o Japão ainda sofria pelas 2 bombas nucleares). No Brasil, a série foi exibida pela Rede Tupi no início dos anos 70. Integrou, já em meados da década, o cast de atrações do Capitão Aza. Depois foi exibida pela Rede Bandeirantes, quando, no começo dos anos 80, era exibida em horário nobre, às 20h, junto com Robô Gigante e Tunel do tempo da Record. Sua última exibição no Brasil data-se do ano 1986, quando era exibida às 8h da manhã na mesma Rede Record, quando perdeu espaço para um programa evangélico e nunca mais voltou ao ar.
Gavan
Uchuu Keiji Gyaban (Space Deputy Gyaban - Policial do Espaço Gavan) foi a primeira série de tokusatsu do gênero Metal Hero. A série faz parte da trilogia dos Policiais do Espaço, que vai até Shaider (1984). No Brasil, a série foi exibida na Rede Globo com o título de Space Cop e mais tarde passou a ser transmitida na TV Gazeta, no programa Gazetinha.
Jiban
Kidou Keiji Jiban (Policial de Aço Jiban, como ficou conhecido no Brasil) é uma série da franquia Metal Hero trazida para o Brasil pela falida Top Tape, foi exibida pela Rede Manchete. Ao todo tem 52 episódios. O policial Naoto Tamura foi morto por um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie. Ao mesmo tempo em que combate o grupo maligno, Naoto busca por Ayumi, que no final da série descobre ser sua irmã.
Para saber mais de outras séries Tokusatsu, acesse ao site http://www.tokusatsu.com.br/, ele certamente vai fazer sua alegria. heeheheheh
Marcadores:
seriados japoneses,
Tokusatsu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário